A 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara Municipal de Rio Claro promovem a palestra "A evolução da Comunidade Negra e seus aspectos jurídicos" que será ministrada nesta terça-feira, dia 19 de maio, às 20 horas, no auditório da entidade.
A palestra será proferida pela advogada Ionita de Oliveira Krügner, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB.
O evento faz parte da programação "Ogum e suas origens culturais" desenvolvida em homenagem ao Dia de Ogum e da Abolição da Escravatura. No calendário municipal, o período de final de abril a maio registra o Dia de Ogum como marco de integração racial e cultural. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 4468/2013, de autoria do vereador Geraldo Luís de Moraes, o Voluntário, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.
Na palestra desta terça-feira (19), Ionita pretende contar um pouco da história dos negros que chegaram ao Brasil como escravos na época da colonização. "Os africanos trazidos ao Brasil, na época da colonização, trouxeram consigo apenas a roupa do corpo, porém vieram cheios de história e culturas milenares", comenta.
De acordo com ela, dentre as primeiras civilizações da antiguidade, a dos egípcios, às margens do rio Nilo, contribuiu com uma cultura inestimável para a história da humanidade. Outros povos da África deixaram de ser nômades e se fixaram em povoados, aptos a técnicas da agricultura, pesca, metalurgia etc.
"Para o Brasil foram traficados e seu trabalho de cultivar a terra na África foi convertido em mão de obra escrava. Passados mais de 300 anos após o fim da escravatura, o Estado tenta devolver à comunidade negra aquilo que lhe foi subtraído, conferindo cotas nas escolas e concursos públicos, promovendo igualdade de direitos, combate a discriminação, prescrevendo injúria qualificada, etc. Vamos refletir se esses direitos são tidos apenas para remediar aquilo que já foi desgastado ou se promovem a verdadeira igualdade de direitos", destaca Ionita.
A palestra será realizada no auditório da Casa da Advocacia e Cidadania que fica na Avenida 7, número 466, Centro.